4.11.2013

Super Heróis Desmascarados (2005)

Comic Book Superheroes Unmasked (2005)

É difícil encontrar hoje em dia uma boa referência sobre a história das histórias em quadrinhos. Quase todo o material existente está desatualizado e livros mais recentes como The Comics Since 1945, de Brian Walker, e Comic Book Nation, de Bradford Wright, ainda não foram descobertos pelas editoras brasileiras. O documentário Super-Heróis (Comic Book Super Heroes Unmasked, 2002), produzido e exibido pelo History Channel é a melhor opção até agora para preencher esse vácuo.
Produzido, segundo informações do canal, por fanáticos por quadrinhos, Super-Heróis utiliza uma perspectiva bem interessante para analisar 65 anos de HQs: a história dos Estados Unidos. Começando com a relação entre a criação do Super-Homem e os imigrantes europeus pós-Primeira Guerra, a história dos super-heróis é colocada em contraste com a Segunda Guerra, a Guerra do Vietnã, o moralismo da década de 50, as fortes transformações sociais da década de 60, a política de Ronald Reagan e até os últimos reflexos dos ataques de 11 de setembro.
Para tanto, os documentaristas buscaram a nata dos entendidos sobre quadrinhos nos Estados Unidos, entrevistando muita gente que viu as coisas acontecerem de perto, ou mesmo os que fizeram as coisas acontecer. É o caso de Denny O’Neil, escritor e editor do Batman por décadas, que não só revitalizou o homem-morcego, como também trouxe transformações históricas para a Mulher-Maravilha e Lanterna Verde. Além de O´Neil estão presentes no documentário Mike Richardson (editor-chefe da Dark Horse Comics), Kevin Smith, Frank Miller, Paul Levitz (chefão da DC), Joe Quesada, Neil Gaiman e os arroz-de-festa Will Eisner e Stan Lee, ambos na ativa há mais de 60 anos. Não faltaram também Michael Chabon (que pesquisou a fundo os primórdios dos quadrinhos para escrever o romance As Incríveis Aventuras de Kavalier & Clay, Jim Steranko (escritor, desenhista e historiador) e o já citado historiador Bradford Wright.